23 de outubro de 2013

Guerra Mundial Z

 
     Depois de certo tempo, finalmente consegui assistir Guerra Mundial Z.  Demorei muito tempo, para tomar coragem, pois já havia lido o livro, então achei desnecessário, até que me rendi... Mas vamos por partes:
 
 
 
 
 

O livro

      A história de Guerra Mundial Z, não é um texto corrido, mas sim um relato de várias pessoas, após o holocausto zumbi.
      Os relatos referem-se a vários pessoas, de várias faixas etárias, lugares, e principalmente, de várias esferas sociais. Max Brooks nos dá então, uma visão completa do horror que seria a invasão zumbi.
       Muito além, Max Brooks nos deixa claro que a Invasão Zumbi foi apenas um pano de fundo para a própria capacidade destrutiva do homem. Quando a sobrevivência é o tema, fica claro, que não há direitos humanos, amor e solidariedade que resista, nos tornamos as mais cruéis e vis criaturas.
      Sem exageros, os relatos mostram um realismo tão grande, que quase nos dá vontade de construir um bunker e estocar comida/água para o porvir.
       Uma leitura fácil, simplesmente devora-se o livro, e termina-se com a sensação ruim de que você, bom samaritano faria boa parte das coisas ali descritas, como canibalismo, assassinato...
       Claro, que nem tudo são flores do mal, a obra de Brooks não seria interessante se não mostrasse os dois lados do ser humano, passagens heroicas também são descritas.
       A bem da verdade é que tudo o que o autor descreve ocorre sempre, em vários lugares do mundo, em várias situações do nosso cotidiano, muito mais do que um relato sobre uma Invasão Zumbi, Max Brooks faz um relato sobre o ser humano.
 
 
 
O filme
       Bom terminado o livro, imaginei como seria o filme, ficou uma pergunta: qual dos relatos o filme é baseado?
       Para minha surpresa o filme se encaixa como outro relato qualquer, com a estrutura apresentada pelo livro, o que causa certa surpresa.
       A decepção do filme fica a cargo do personagem principal, que no livro é um mero historiador, e dos zumbis. Os zumbis no livro são apresentados como um outro qualquer, apenas os recém transformados possuem alguma motilidade como a que vemos no filme, mas no mais, deu um tom de ação ao longa.
      A história gira em torno do agente das Nações Unidas, Gerry (Brad Pitt) que volta a ativa para permitir que sua família tenha um refúgio no barco das Nações Unidas, sua missão é descobrir uma maneira de enfrentar o zumbis e sobreviver em meio ao caos gerado por esta nova ameaça.
     Para ver o filme acesse o site.
 
     Para download do livro acesse o site.

O autor
       Max Brooks, nasceu em 22 de maio de 1972 em Nova Iorque, ficou mundialmente conhecido por suas narrativas apocalípticas com zumbis, seus livros mais famosos são: Zumbis: Um guia de Sobrevivência, que se trata de um guia de sobrevivência à um apocalipse zumbi; e Guerra Mundial Z, uma narrativa sobre um confronto em larga escala contra zumbis.
       Atualmente escreve roteiros para histórias em quadrinhos e a minissérie G.I. Joe: Hearts & Minds.
Site do Autor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pense...