17 de abril de 2012

Google, Doodles e outras histórias...

A criatividade não tem limites, e para mim uma das amostras mais interessantes dessa verdade é abrir a página de pesquisa do Google e encontrar diversas referências a pessoas, eventos e outros temas que marcaram a nossa história, na remodelagem do logotipo do Google.

Segundo o site Doodle 4 Google:

Divertir-se com o logotipo corporativo e redesenhá-lo de tempos em tempos é impensável em muitas empresas – mas, no Google, isso faz parte da marca. Ainda que o doodle seja antes de tudo uma maneira divertida da empresa reconhecer eventos e pessoas notáveis, ele também evidencia a personalidade criativa e inovadora da própria companhia.

Essa brincadeira recebeu o nome de Doodle, surgindo em 1999 quando Larry e Sergey, fundadores do Google, brincaram com o logotipo corporativo marcando presença no Festival Burning Man, no deserto de Nevada.

O desenho representava que o "pessoal" havia saido do escritório para prestigiar o evento e, mesmo sendo bem simples, agradou os usuários.

Um ano depois, ambos os fundadores, pediram ao atual webmaster Dennis Hwang (na época um estagiário) para elaborar um doodle em comemoração ao Dia da Queda da Bastilha. Obtendo sucesso com seu doodle, Dennis Hwang passou a Doodler-chefe, e os doodles passaram a se tornar algo regular na página inicial do Google.

No início eles marcavam apenas os feriados e eventos mais conhecidos dos usuários, porém, atualmente eles celebram grande variedade de eventos, incluindo os menos conhecidos.

Com a popularização dos doodles sua demanda aumentou, e hoje, sua criação fica na responsabilidade de uma equipe de criação. Até hoje já foram criados por volta de 300 doodles para os EUA e 700 para o resto do mundo. A equipe também se reúne regularmente para decidir quais feriados e eventos receberão os doodles, e quais serão os doodles utilizados, escolhendo os mais inovadores e criativos.

Abaixo alguns que achei mais interessante. Para conhecer mais, entre no site com os doodles já criados.

A homenagem do Google ao guitarrista Les Paul, segundo dados publicados pela Rescue Time em seu blog, custou à economia mundial R$ 268 milhões, referindo-se ao custo que as empresas tiveram com seus funcionários acessando durante o expediente de trabalho a página.


Em comemoração ao 122º aniversário de Charles Chaplin, o doodle desenvolvido foi um vídeo com pouco mais de 2 minutos, que mostra um cover de Carlitos em situações engraçadas.


Em 11 de maio deste ano o Google criou um doodle em homenagem ao 117º Aniversário de Martha Graham, com animação de Ryan Woodward, coreografia por Janet Eilber, executada por Blakeley White McGuire (principal dançarina da Martha Graham Dance Company).


Em 08 de fevereiro de 2011 o doodle foi uma homenagem ao 183º Aniversário de Júlio Verne, inspirando-se no livro Vinte Mil Léguas Submarinas, captando a sensação de explorar o mar a bordo do Nautilus (submarino do livro), a mesma sensação em ler o livro.


Em 21 de maio de 2010 o Google homenageou os 30 anos da criação do Pac Man, um jogo que, apesar de simples, diverte ainda hoje. O doodle é uma adaptação do clássico jogo, permitindo ao usuário jogá-lo, bastando para isso que se aperte o botão Insert Coin (Insira moeda), no lugar do Estou com sorte, então o usuário inicia o jogo.

O jogo também possui o modo multiplayer para 2 jogadores. Para isso, basta clicar no botão Insert Coin, e aparece a Ms. Pac Man, controlável pelas teclas WASD.


Em 15 de junho de 2011 na página inicial do Google era possível acompanhar o eclipse lunar em tempo real.

No dia 31 de março de 2011 o usuário do Google pôde brincar com o queimador aperfeiçoado pelo químico alemão Robert Bunsen, que hoje é conhecido como bico de Bunsen.


Em 11 de fevereiro de 2011, o homenageado da vez foi Thomas Edison, considerado um dos maiores inventores de todos os tempos.


Em 06 de setembro de 2010, o doodle foi o Google Instant - Particle Logo.


No dia 08 de novembro de 2010 o doodle escolhido foi uma homenagem ao físico alemão Wilhelm Röntgen, por sua descoberta há 115 anos: o Raio-X.


No dia 06 de janeiro de 2006, os usuários viam na página do Google uma homenagem ao aniversário do francês Louis Braille, inventor do sistema de leitura para cegos, cujo logo podia ser visto em Braille.


Existem muitos outros bem legais, como a comemoração do aniversário de H.R. Hertz, o de protesto contra a S.O.P.A. e a P.I.P.A., a homenagem ao aniversário de Freddie Mercury. A criatividade para informar e protestar!

Outros doodles interessantes abaixo. Adivinhe quais foram os homenageados?


Em ordem, a resposta para os desenhos do quadro:

70º Aniversário de Bruce Lee ( China, Hong Kong, Taiwan, no dia 27 de novembro de 2010), Aniversário de Charles Darwin (Global, no dia 12 de fevereiro de 2009), 112º Aniversário de Zhang Daqian (China, HOng Kong, Taiwan, no dia 10 de maio de 2011), 172º Aniversário de Cezanne (Global, no dia 19 de janeiro 2011), 95º Aniversário de Edith Piaf (França e Alemanha, no dia 19 de dezembro de 2010), Aniversário de Escher (Global, no dia 16 de junho de 2003), Aniversário de Vivaldi (Global, no dia 04 de março de 2010), 120º Aniversário de Agatha Christie (Alguns países, no dia 15 de setembro de 2010), Aniversário de Oscar Wilde (Alguns países, no dia 16 outubro de 2010), Festival da Lua (China, Hong Kong, Taiwan, no dia 22 de setembro de 2010), 110º Aniversário de Antoine de Saint-Exupery (França e Alemanha, no dia 29 de junho de 2010), 110º Aniversário de René Magritte (Global, no dia 21 de novembro de 2008), Aniversário de Pablo Neruda (Países Selecionados, no dia 12 de julho de 2009), 213º Aniversário de Mary Shelley (Reino Unido, no dia 30 de agosto 2010), Aniversário de Rumi (Turquia, no dia 30 setembro de 2008), Dia de Martin Luther King Jr. ( EUA, dia 19 de janeiro de 2009).


Um comentário:

  1. Ótima postagem, Fernanda. Eu tava até pesquisando um pouco sobre os Doodles um dia desses, mas não tinha me aprofundando muito na questão da história. Muitos dos Doodles da postagem, também, eu não tinha chegado sequer a ver. Mais uma vez, muito bom!

    ResponderExcluir

Pense...