22 de setembro de 2010

O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus


        O Diabo está nas escolhas... Certa vez li isso em algum lugar, acho que nenhum filme conseguiu ilustrar tão bem está verdade.

          O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus é um filme muito interessante de ser visto. O Dr. Parnassus é como um dono de mamolengo ou circo que nos apresenta um universo único, o de nossas mentes guiadas pela sua.
           Jogador incontrolável há milhares de anos ele fez uma aposta com o diabo, o Sr. Nick, graças à qual ele obteve a imortalidade. Séculos depois, ao conhecer o seu verdadeiro amor, o Dr. Parnassus fez outra aposta com o diabo, na qual ele trocaria a imortalidade pela juventude, desde que, ao atingir 16 anos, a sua filha se tornasse propriedade do Sr. Nick. Com Valentina prestes a completar 16 anos ele tem de correr contra o tempo para recuperar seus erros passados e não perder sua preciosa filha, fazendo uma nova aposta com o Diabo.
           A qualidade da atuação dos atores é inegável, como podemos exemplificar com Christopher Plummer, interpretando o Dr. Parnassus, ele vai de um sábio místico a um bêbado inveterado. Este é apenas a ponta do "iceberg" de bons atores, Lily Cole, Tom Waits e Andrew Garfield completam o elenco.
          O filme em si tem um tom infantil, mas seu roteiro impecável neutraliza este efeito beirando algumas vezes o suspense, no fim deixa um cenário que causa uma sensação de irrealidade. 


             O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus é um ótimo filme a ser assistido, contudo ele ficou mais conhecido por ter sido o último filme de Heath Ledger, que ficou com um dos personagens mais enigmáticos. Pode parecer confuso as cenas em que Ledger é substituído por Johny Depp, Jude Law e Colin Farrel, mas essa confusão, logo dá lugar a uma normalidade inquietante a cerca do personagem, sendo muito interessante a metáfora que se instala.
             Um filme muito interessante, ao qual é necessário dar a devida atenção, do contrário creio que você ficará perdido no Imaginário do sofrido Doutor...Então, apenas se surpreenda!!

Um comentário:

  1. Incrível? Transcendente? Sem palavras para esse filme... Excelente! É o mínimo que se poderia dizer.
    E a forma como resolveram a falta de Heath Ledger foi simplesmente genial!

    ResponderExcluir

Pense...