23 de março de 2010

The Idan Raichel Project - הפרוייקט של עידן רייכל

Passeando pela internet, procurando sei lá o que, dei de cara com Idan Raichel Project, em hebraico: הפרוייקט של עידן רייכל.



O idealizador do projeto é o tecladista que dá nome a ele: Idan Raichel (em hebraico: עידן רייכל).
Nasceu em 1977, em uma pequena cidade (Kfar Sava) perto de Tel Aviv, onde ainda mora.
Seu primeiro instrumento foi um acordeon, e desde de muito novo sentia-se atraído pela sonoridade exótica do tango e da música cigana. Quando serviu no exército, aos dezoito anos, integrou uma banda de rock do exército como diretor.
Trabalhando como conselheiro em uma escola para imigrantes, Idan conheceu jovens de lugares como Etiópia, passando a frequentar bares e clubes etíopes. Nesta época, Idan também se juntou ao popular artista israelense Ivri Lider.
Para realização de seu projeto Idan convidou 70 amigos de diversos cenários musicais para participar das gravações, entre eles: artistas de Israel, Colômbia, Ruanda, Mali, Índia, Etiópia e Cabo Verde.


Resumindo tudo, Idan Raichel Project é um ótimo exemplo da qualidade musical israelense, que de uma forma própria une várias músicas folclóricas, experiências e tradições, trazidas por variadas pessoas de diferentes regiões em uma única linguagem musical. Diversidade formando uma unidade surpreendente, na qual você percebe as nuances e o todo ao mesmo tempo, e que te enleva e propõem a imaginar a origem de cada som, e até mesmo a degustar a pronúncia de cada letra da música.



Links para Download:

Within My Walls



Sites:


Um comentário:

  1. O projecto é sensacional !!!
    nunca é tarde para conhecer musico tão completo. Sou de Angola e eles estiveram aqui recentemente. Não consigo parar de ouvir as musicas.

    ResponderExcluir

Pense...