7 de novembro de 2009

Sherlock Holmes


Sherlock Holmes é um personagem ficcional da literatura britânica criado pelo médico e escritor Sir Arthur Conan Doyle.
Holmes é um investigador do final do séc. XIX e início do séc. XX que apareceu pela primeira vez no romance "A Study in Scarlet" (Um estudo em Vermelho) publicado originalmente pela revista Beeton's Christmas Annual, em novembro de 1887. Sherlock Holmes ficou famoso por utilizar, na resolução de seus casos, o método científico e a lógica dedutiva.

Holmes costuma ser uma pessoa arrogante, que está correta sobre inúmeros assuntos e com palpites certeiros. Doyle descreve um personagem como uma pessoa sem defeitos, apesar de Holmes apresentar alguns.
Além do aspecto erudito, não demonstra muitos traços de sentimentalismo, preferindo o lado racional de ser. Apesar disso, em alguns contos o Dr. Watson diz que a "máscara gelada" de Holmes cai às vezes, dando mais humanidade a Sherlock Holmes.
Orgulhoso, parece dominar vários assuntos sem Doyle descrever seus estudos. Holmes apresenta alguns hábitos peculiares como a prática de boxe.
Além disso, diz-se que é um exímio violinista.
Não se vê Holmes estudando sobre tudo, mas domina misteriosamente e incrivelmente uma vasta quantidade de assuntos do conhecimento humano, tais como História, química, geologia, línguas, etc.
Segundo Conan Doyle, Sherlock Holmes viveu em Londres, num apartamento na 221B Baker Street, entre os anos 1881 e 1903, durante o último período da época Victoriana, onde passou muitos anos na companhia do seu amigo e colega, Dr. Watson. Hoje esse endereço é um museu dedicado a Sherlock Holmes.

Para criação do personagem Doyle se inspirou no Dr. Joseph Bell (1837 - 1911), um cirurgião de Edimburgo, que era habilidoso em deduzir muito da vida e hábitos de um estranho apenas depois de observá-lo.
Bell inspirou não somente a criação da personalidade de Holmes, mas também o porte físico do detetive. Em um texto publicado no periódico The National Weekly em 1923, Doyle conta como foram seus anos na faculdade de medicina, quando iniciou o processo de criação de seu personagem mais famoso. Neste, o aluno descreve seu notável professor Bell:

"Era magro, vigoroso, com rosto agudo, nariz aquilino, olhos cinzentos penetrantes, ombros retos e um jeito sacudido de andar. A voz era esganiçada. Era um cirurgião muito capaz, mas seu ponto forte era a diagnose, não só de doenças, mas de ocupações e caráteres."
Pelo caráter arrogante de Holmes, Bell negou a inspiração e tomou-a como pejorativa à sua pessoa.

Já Sherlock Holmes, por sua vez, vem servindo de inspiração para muitos outros personagens literários ao longo das últimas décadas. Um dos mais recentes é a adolescente detetive Dixie Tepper, que incorpora muitas das características de Holmes, trazendo para a Nova York de nossos dias toda a astúcia do velho detetive. Outro exemplo bastante famoso é o detetive Adrian Monk, da série de TV homônima, que tem um senso de observação e dedução do mesmo nível de Sherlock, mas destaca-se pelo seu transtorno obsessivo-compulsivo (que, por sinal, são parte de seu sucesso como detetive). Outro personagem inspirado em Sherlock é Gregory House, da série de TV americana House M.D., chefe da ala de diagnósticos que utiliza lógica dedutiva para desvendar as mentiras de seus pacientes; House costuma sempre dizer "Todo mundo mente". As semelhanças entre Holmes e House são muitas: o homem que atirou em House se chama Moriarty, maior inimigo de Holmes, House também é viciado, também tem gosto pela música e mora no número 221.
Jô Soares também escreveu um romance (O Xangô de Baker Street, que também foi filmado), onde o famoso detetive e seu colega são mostrados de uma forma cômica perante a diversidade de nosso país.

Romances

Um estudo em vermelho - (A Study in Scarlet) - romance publicado em 1887.
O signo dos quatro - (The Sign of the Four) - romance publicado em 1890.
O Cão dos Baskervilles - (The Hound of the Baskervilles) - romance publicado em 1902.
O vale do terror - (The Valley of Fear) - romance publicado em 1915.


Contos

As Aventuras de Sherlock Holmes - (The Adventures of Sherlock Holmes) - série de 12 contos publicada em 1892.

Memórias de Sherlock Holmes - (The Memoirs of Sherlock Holmes) - série de 11 contos publicada em 1894.

O Retorno de Sherlock Holmes - (The Return of Sherlock Holmes) - série de 13 contos publicada em 1905.

Os Casos de Sherlock Holmes - (The Case-Book of Sherlock Holmes) - série de 12 contos publicada em 1927.

O último adeus de Sherlock Holmes - (His Last Bow) - série de 8 contos publicada em 1917.


Agora Sherlock Holmes aparace nos cinemas sendo representado por Robert Downey Jr. e seu ajudante Dr. Watson será vivido por Jude Law.
O filme será baseado na HQ de Lionel Wigram intitulada Sherlock Holmes, a temática mais cerebral, tão comum aos contos de Sir Arthur Conan Doyle, dará um pouco mais de espaço à ação. Novas habilidades de Holmes, principalmente do que diz respeito à sua aptidão para artes marciais, serão exploradas em conjunto às já conhecidas capacidades de investigação do detetive.
O trailer com certeza mostra bastante cenas de ação e comédia nesse filme que estréia por aqui em Janeiro de 2010.

Vídeo

Trailer Legendado


Trailer


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pense...