29 de novembro de 2009

Lutheria


As pessoas ouvem música, e se encantam com os sons produzidos pelos instrumentos, contudo poucos sabem que para vir a luz o primor de cada nota houve um trabalho árduo de um artesão que confeccionou o instrumento, tal arte é denominada de lutheria.
A luteria (ou Lutheria, Luthieria) é a arte de fabricar instrumentos musicais, sendo denominado luthier o profissional/artesão que trabalha com a construção e manutenção de instrumentos musicais.
Originalmente, a luteria é a arte que trabalha apenas com instrumentos de corda, como o violão, o violino ou o baixo, mas generalizou-se o uso do termo para denominar todos os profissionais que trabalham com todos os instrumentos, seja de corda, sopro ou percussão. Esse profissional é responsável por construir, manter e afinar instrumentos, portanto deve entender bem das especificidades de cada um deles.


Em termos de importância histórica, instrumentos como o alaúde e o violino são associados ao desenvolvimento da luthieria. Os italianos denominam o alaúde, que é um instrumento de cordas da Era Medieval, de "liuto". Seria o “liuto” que se transformou em “liuteria”. Já os franceses denominam o alaúde de “lut”, que posteriormente virou “luthier” e “luthieri”. No Brasil, são utilizados os termos: luthier, luteria ou luthieria.



Luteria tem sua origem francesa referente à "fabricante de alaúde", a qual se espalhou pelo mundo. Esse termo dá-se ao significado da construção e da manutenção de instrumentos musicais.
Diferente do artesanato de peças mais simples, que sofre com a industrialização, a luteria é praticamente intocável pelos sistemas de produção, uma vez que, a partir dessa produção ela obtém seus insumos (madeira, tarraxas, trastes, cordas, etc.) para o desenvolvimento artesanal, não sendo superada pela indústria, por estar intimamente relacionada com a produção individual, única.
A melhor referência que se pode dar de luteria é Antonius Stradivarius, ou Stradivarius, como era conhecido.Outros exemplos de luthiers famosos são Nicolo Amati e Giuseppe Guarnieri (ambos italianos).

Cursos e informações sobre Luteria:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pense...