13 de agosto de 2009

Vampiro: A máscara




Antes de começar a falar de Vampiro: A Máscara, quero opinar sobre um assunto importante:

Jogo RPG e não sou assassino!!

Esse é o nome de uma comunidade no orkut, mas ela revela a fama que o RPG tem na mente de algumas pessoas.
Pra quem acredita que jogadores de RPG são adoradores do Diabo, ou mexem com ocultismo, que matam seus pais, amigos e irmãos por que forças ocultas ordenaram...Tenho um segredo pra lhes contar, não fazemos isso!É apenas uma besteira sem tamanho, que algumas vezes acaba sendo veiculada por que isso vende e chama a atenção!!
Somos no máximo um bando de nerds desocupados e com muita imaginação, RPG é ferramenta, antes de tudo de fazer amigos, e bons amigos, como eu fiz!! 
Antes de falarem mal, peço que se informem para que falem mal, mas com consciência daquilo que tá falando, não baseado em notícias truncadas e mal informadas!! Não custa se informar um pouco, aliás, que é sempre bom... Tirar a virgindade mental!!

Mas deixemos o assunto críticos malucos e mal informados e falemos de Vampiro: A máscara.

O que é?

É um cenário de horror punk-gótico baseado no sistema Storyteller, publicado em 1991 por Mark Rein Hagen, pela editora White Wolf, tendo uma edição em 92 e uma revisada em 98.


O que é Storyteller?

É o sistema pelo qual você pode jogar Vampiro...dahhh...
Mas podemos colocar de forma mais elaborada, como sendo, um sistema pelo qual é possível jogar RPG. Criado por Mark Rein Hagen utiliza-se basicamente do dado de 10 (dez) lados, vulgo d10. 
O sistema prima a interpretação e elaboração da narrativa e dos personagens.


A mitologia do Vampiro: A Máscara começa com Caim, considerado o 1º vampiro (daí os vampiros também receberem a denominação de Cainitas), após matar seu irmão e ser amaldiçoado por Deus. Caim por solidão, cria mais 3 seres e esses originam outros 13 filhos, e estes são os fundadores dos 13 clãs.
Cada vampiro, participa de um clan que possui caracteristicas distintivas entre si, sendo elas poderes, maldições...
O vampiro neste cenário, está imerso em um mundo de sombras, ao qual ele deve sobreviver, escolhendo viver em grupo ou solitariamente. A sociedade vampirica, de forma simplista (e bota simples nisso!), pode ser dividida em três seitas básicas: Camarilla,Sabá ou Independentes.
Onde vampiros de diferentes linhagens se juntam para tentar sobreviver e conquistar mais poder, mas em cada seita é tradicional que determinados clãs participem, como por exemplo, Ventrue é um clã associado a Camarilla, Tzimisce ao Sabá e Assamita aos Independentes.



O que é A Máscara?

É o conceito criado pela sociedade vampírica, que diz basicamente, "Mate, mas não deixe que humanos descubram sua natureza!".


Ficou interessado, mas é tudo que direi, resumir vampiro não é fácil, mas mesmo assim me atrevi a fazê-lo, quer saber mais? Faça uma pesquisa no google... Ou click nos links abaixo:

Vampires Clan - um dos melhores sites na minha opinião (português)

White Wolf - Site oficial (em inglês)

Devir Livraria - Site oficial (em português)

Links para livros:

Vampiro: A Máscara - 3ª Edição

Vampiro: A Máscara - 2ª Edição - Guia do Jogador

Vampiro: A Máscara - 2ª Edição - Livro do Clan Tremere

Vampiro: A Máscara - 3ª Edição - Livro de Nod

Vampiro: A Máscara - Livro do Clã Malkavian

Vampiro: A Máscara - 3ª Edição - Livro do Clã Tzimisce

Vampiro: A Máscara - Livro do Clã Gangrel

Vampiro: A Máscara - Livro do Clã Assamita


Um comentário:

Pense...