19 de agosto de 2009

Perca um livro, encontre conhecimento!!!



Medidas para incentivar a leitura existem muitas, mas uma particularmente me chamou a atenção, ela se baseia em uma ordem simples: Perca seu livro!!

O Book Crossing é o nome dado a prática onde uma pessoa deixa um livro em um ambiente público com o objetivo que este livro circule entre várias pessoas, os livros são cadastrados em um site especifico da prática e podem ser rastreados por várias regiões do mundo.

A prática criada em 2001 nos EUZ por Ron Hornbacker, que também é o criador do maior site de bookcrossing do mundo, que possui uma rede de 766,147 pessoas cadastradas em mais de 130 países. Além de locais públicos existem também os OBCZ (Official BookCrossing Zone, traduzindo Zona Oficial de BookCrossing), que são estabelecimentos que estimulam o ato disponibilizando estantes ou locais onde os praticantes podem "perder" seus livros.

No Brasil a iniciativa é tímida das OBCZ, em geral, a prática é realizada em locais públicos.

Para se tornar um bookcrossing é necessário atentar algumas regras:

- Encontrar um site que possua uma comunidade de bookcrossers, você cadastra o livro e recebe um código que devera ser colocado no livro junto com uma explicação sobre a iniciativa do que é e como funciona o movimento.
- Após isto o leitor deve entrar no site indicado no livro perdido e continua com a rede de dsitribuição de livros, incentivando a leitura!!!

Mesmo que tímida a iniciativa aqui no Brasil já começou, participe!!! PERCA UM LIVRO!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pense...